Home > Freguesia > Tradições

Tradições

Em Arcas são várias as festas e romarias que animam as gentes desta terra. No dia 26 de Dezembro festeja-se a Festa de Santo Estêvão. No dia 25 de Novembro celebra-se a Festa em honra de Santa Catarina, padroeira desta freguesia. A Festa do Divino Senhor dos Passos realiza-se no segundo domingo de Agosto. Esta festa tem a duração de três dias. A 14 de Junho festeja-se o Santo António. Celebra-se ainda o Corpo de Deus (festa móvel).
Na povoação de Nozelos, no primeiro domingo após a Páscoa, celebra-se a Pascoela.
Após o Pentecostes, na povoação de Mogrão, celebra-se o Senhor do Cerro.

Os jogos tradicionais desta freguesia são os jogos do fito, da relha, da raiola e da bilharda, praticados durante a Quaresma. Pela Páscoa jogava-se o pião.
Para se jogar o fito é necessário duas pedras e dois marcos, sendo estes colocados em pé à distância de 10 ou 20 metros um do outro. Dois ou quatro jogadores, neste caso formando equipa, tentam derrubar o fito, o mesmo é dizer o marco, ou pelo menos conseguir que a sua pedra fique o mais próxima dele. Aquele que derrubar o fito ganha 4 pontos, e o que conseguir ficar mais próximo fica com 2 pontos. O vencedor será aquele que conseguir arrecadar 40 pontos.

Tradicionalmente praticado pelos rapazes, o jogo do pião utiliza como material um pião de madeira e um cordel. É necessário envolver o pião com o cordel, e a partir do bico, lançá-lo ao chão. O objectivo é colocá-lo a girar o mais tempo possível. O jogo pode assumir diversas variantes. Uma delas consiste em desenhar um círculo no chão com a ajuda do pião, com um diâmetro pelo menos igual ao comprimento do cordel. Aí são lançados os piões com o objectivo de retirar do círculo os piões adversários. O pião vencido leva tantos niques dos outros piões, quantos os combinados previamente.

Noutras formas de jogar, o próprio cordel pode ser utilizado para retirar o pião ainda em movimento rotativo de dentro do círculo ou ainda se pode tentar colocar o pião a girar na palma da mão.
Actualmente, estes jogos caíram em desuso. No entanto, ocasionalmente ainda se pratica o jogo do fito.